Relações entre Ciência e Religião nos Escritos de Ellen G. White e suas Implicações para o Ensino de Ciências na Rede Educacional Adventista

Autores/as

  • Wellington Gil Rodrigues Faculdade Adventista da Bahia - FADBA
  • Antônia Mariana Barbosa de Cristo Faculdade Adventista da Bahia - FADBA
  • Jéssica Renata Ponce de Leon Rodrigues Faculdade Adventista da Bahia - FADBA

Resumen

Relationship between Science and Religion in the Writings of Ellen G. White and the Implications for Science Teaching in Adventist Education Network

Resumo

O presente artigo objetivou a analisar as relações entre ciência e religião nos escritos de Ellen White e as possíveis implicações dessas relações sobre o ensino de ciências praticado pelos professores de ciências adventistas da rede adventista de ensino. Os principais autores que fundamentaram esse trabalho foram Barbour (2004); Douglass (2001) White (1992; 1996; 2004; 2007; 2008). A abordagem da pesquisa foi qualitativa, os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, a qual teve como sujeitos sete professores de religião autodeclarada adventistas e que atuam como professores de ciências da rede adventista de ensino na região do recôncavo baiano e em Salvador - Ba. Posteriormente os conteúdos das entrevistas foram transcritos e em seguida submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as relações entre ciência e religião nos escritos de Ellen G. White tendem a ser ambivalentes apontando em direção a uma relação de harmonia mas também para uma relação de conflito. Os professores demonstraram terem em alta consideração tanto a ciência (quando ela concorda com suas crenças religiosas) como a leitura literal da Bíblia e a interpretação bíblica contida nos escritos de Ellen G. White. Eles tendem a tentar resolver o dilema entre o seu papel de professores de ciência (o que inclui o ensino da teoria evolucionista) e suas crenças religiosas criacionistas através da liberdade desfrutada no seu contexto de trabalho, o qual permite uma discordância e até negação da explicação evolucionista para as origens e também através da utilização da própria ciência para comprovar a perspectiva criacionista por meio da ênfase na complexidade da vida e do universo, o que para eles aponta não para o acaso e necessidade, mas para o desígnio de um Deus criador todo inteligente e todo poderoso.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Religião. Ellen G. White. Escola Adventista.

Abstract

This article aimed to analyze the relationship between science and religion in the writings of Ellen White and the possible implications of these relations on science teaching practiced by Adventist science teachers in the adventist school network. The main authors that supported this work were Barbour (2004), Douglass (2001), White (1992, 1996, 2004, 2007, 2008). The research approach was qualitative, the data were collected through a semistructured interview, which took seven teachers as subjects who work as science teachers in the adventist school network in the region of the reconcâvo bahiano and Salvador - Ba . Subsequently the contents of the interviews were transcribed and then subjected to an analysis of content. The results showed that the relationship between science and religion in the writings of Ellen G. White tends to be ambivalent pointing toward a harmonious relationship but also a relationship of conflict. Teachers have shown a high regard both science (when it agrees with your religious beliefs) as a literal reading of the Bible and biblical interpretation contained in the writings of Ellen G. White. They tend to try to resolve the dilemma between the role of science teachers (including the teaching of evolutionary theory) and their religious beliefs (including creationism) through the freedom enjoyed in their work context, which allows a disagreement and even denial of the explanation through the evolutionary theory and also through the use of science itself to prove the creationist perspective by emphasizing the complexity of life and the universe, which points to them not to chance and necessity, but for the design of a creator God all intelligent and almighty.

Keywords: Science Teaching. Religion. Ellen G. White. Adventist School.

Biografía del autor/a

Wellington Gil Rodrigues, Faculdade Adventista da Bahia - FADBA

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência (UFBA); Professor de Ciência e Religião na Faculdade Adventista da Bahia e Coordenador do Núcleo de Estudos em Ciência e Religião (NECIR).

Antônia Mariana Barbosa de Cristo, Faculdade Adventista da Bahia - FADBA

Pedagoga, Faculdade Adventista da Bahia.

Jéssica Renata Ponce de Leon Rodrigues, Faculdade Adventista da Bahia - FADBA

Acadêmica do curso de psicologia da Faculdade Adventista da Bahia.

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Publicado

2014-06-04

Cómo citar

Gil Rodrigues, W., Barbosa de Cristo, A. M., & Ponce de Leon Rodrigues, J. R. (2014). Relações entre Ciência e Religião nos Escritos de Ellen G. White e suas Implicações para o Ensino de Ciências na Rede Educacional Adventista. Revista Hermenêutica (descontinuada), 14(1). Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/hermeneutica/article/view/498