O ensino da Bíblia e a Educação Cristã: Reflexão Teológica em Deuteronômio 6:4-9

Autores/as

  • Renan Daniel de Souza Universidade Adventista Del Plata

Resumen

Resumo
Um dos fundamentos bíblicos para a educação cristã é Deuteronômio 6:4-9. Diante desse fato, a presente pesquisa se propõe a analisar exegeticamente a análise literária em questão, contextualizar a passagem, bem como sugerir uma tradução mais literal. Verifica também se as expressões “amar a Deus”, “inculcar aos filhos” e “atar como sinal” têm realmente uma aplicação para a educação cristã, através de uma análise léxico-sintática dos termos e suas ocorrências no Antigo Testamento. Após a análise léxica, há a análise teológica, na qual se resume que a família tem um papel fundamental no estabelecimento de verdades fundamentais na vida dos filhos.
Palavras-chave: Educação; Bíblia; Família; Tradução
Abstract
One of the biblical foundations for Christian Education is Deuteronomy 6:4-9. In face of that fact, the present study proposes to exegetically analyze the literary unit in question, contextualize the passage, as well as suggest a more literal translation. It seeks to know whether the terms “love God”, “to inculcate children” and “bind as a sign” actually have an application for Christian education, through a lexical-syntactic analysis of the terms and their occurrences in the Old Testament. After the lexical analysis, there is a theological analysis, in which is concluded that the family has a fundamental role in the establishment of fundamental values in the children’s life.
Keywords: Education; Bible; Family; Translation

Biografía del autor/a

Renan Daniel de Souza, Universidade Adventista Del Plata

Doutorando em Antigo Tesamento na Universidade Adventista Del Plata e pastor na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Publicado

2014-05-23

Cómo citar

de Souza, R. D. (2014). O ensino da Bíblia e a Educação Cristã: Reflexão Teológica em Deuteronômio 6:4-9. Revista Hermenêutica (descontinuada), 13(2). Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/hermeneutica/article/view/418