Abordagens Historiográficas Aplicadas ao Estudo das Relações entre Ciência e Religião: Tese do Conflito, Tese Yates e Tese da Complexidade
Resumen
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as principais abordagens historiográficas utilizadas para o estudo das relações entre ciência e religião, a saber: a tese do conflito, a qual enfatiza uma discordância intrínseca entre essas duas matrizes explicativas, onde a ciência desempenha um papel libertador enquanto a religião é percebida como um obstáculo aos avanços do conhecimento científico. A tese Yates, representante de uma tendência onde religião e ciência são percebidas como parceiras, onde a religião é apresentada como o fundamento da ciência moderna e finalmente a tese da Complexidade, abordagem mais contemporânea que destaca que as relações entre ciência e religião não podem ser reduzidas a uma condição de conflito e também a uma condição de amizade e cooperação, mas que dependente do tempo e do contexto histórico essas duas entidades exibem diferentes formatos de relação.
Palavras-chave: Ciência. Religião. Abordagens Historiográficas.
Abstract
This article aims to present the main historiographical approaches used to study the relationship between science and religion, namely: the Conflict thesis, which emphasizes a disagreement that exists between these two explanatory matrices, where science plays a liberating role while religion is perceived as an obstacle to the progress of scientific knowledge. The Yates thesis, representative of a trend where religion and science are perceived as partners, where religion is presented as the foundation of modern science and finally the theory Complexity thesis, more contemporary approach which highlights that the relationship between science and religion cannot be reduced to a condition of conflict and also a condition of friendship and cooperation, but depending on the time and the historical context these two entities exhibit different forms of relationship.
Keywords: Science, Religion, Historiographical Approaches.