O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL INFANTIL: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CRISTÃ EM CRIANÇAS DE 0 A 7 ANOS
Resumen
RESUMO
Os estudos sobre a infância foram negligenciados durante vários séculos. É somente com a revolução industrial que os olhares são voltados para a criança. Este trabalho é um estudo de como as relações sociais influenciam a formação da identidade moral da criança. Trata-se de um estudo bibliográfico com as principais escolas de estudo do desenvolvimento da infância e da moralidade, que tenta observar e fundamentar as possíveis relações que os autores fazem sobre o tema. O trabalho focará no estudo sobre os valores, a criança e como a relação com família, escola e comunidade religiosa podem afetar a formação da moral da criança. De um modo geral os autores investigados concordam com o fato de a moralidade não ser inata, ou seja é construída ou adquirida ao longo da vida em comunidade e que o meio social da criança pode ser fator que determina sua moralidade.
ABSTRACT
Studies about children have been neglected for several centuries. It is only with the industrial revolution that looks are meant for the child. This work is a study of how social relationships influence the formation of moral identity of the child. It is a bibliographical study with the main schools of study of childhood development and morality, trying to observe and support the possible relationships that the authors about the subject. The study will focus on the study of values, the child and how the relationship with family, school and religious community can affect the formation of the morals of children. Generally, the authors investigated agree with the fact that morality is not innate, it mean that is constructed or acquired during the lifetime on the community and that the social environment of the child could be a factor that determines its morality.