O PREÇO DA ALMA: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DA SECULARIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS NA PERSPECTIVA ADVENTISTA
Resumen
RESUMO
Este artigo busca discutir o conceito de secularizaçãoconforme entendido por alguns dos atores principais da instituiçãode ensino superior confessional conhecida por FaculdadesAdventistas da Bahia. Esses relatos foram confrontados comas teorias correntes sobre o conceito da secularização, Pierucci(2000), Catroga (2006), Júnior (2008) e também com teoriassobre como ocorre esse processo em instituições educacionaisconfessionais tais como a de Marsden (1994; 1997), Benne (2001),Burtchaell (1998) e outros. A pesquisa para este trabalho adotouuma abordagem qualitativa e teve como principal instrumentode coleta de dados entrevistas semiestruturadas com trêssujeitos, cada um representando um setor chave das FaculdadesAdventistas: um pastor, um professor e um aluno. Concluímosque o entendimento sobre o conceito de secularização estárelacionado a uma dinâmica aproximação/afastamento entre os pólos divino e humano e que, segundo a percepção dos sujeitos,o processo da secularização acontece hoje no ambiente dasFaculdades Adventistas, mas em um grau bem menor do que nopassado.
ABSTRACT
This article discusses the concept of secularization asunderstood by some of the main actors of the institution of higherconfessional education known as Northeast Brazil College. Thesereports were compared with current theories about the concept ofsecularization, Pierucci (2000), Catroga (2006), Júnior (2008) andalso how this process occurs in religious educational institutionssuch as Marsden (1994, 1997), Benne (2001), Burtchaell (1998)and others. The research for this study adopted a qualitativeapproach and had the main instrument for data collection semistructuredinterviews with three individuals each representing akey sector of Adventist Colleges: a pastor, a teacher and a pupil.Concluded that the understanding on the concept of secularizationis related to a dynamic approach / distance between the polesdivine and human, and that in the perception of the subjects, theprocess of secularization is happening today in the environmentof Colleges Adventists, but at a much lower degree than in thepast.