DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E ÓBITOS POR COVID-19 NOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Jerusa da Mota Santana
  • Caroline Nascimento dos Anjos Lana
  • Gimena Barbosa Souza
  • Lana Mercia Santiago de Souza

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1305

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19 é um grave problema de saúde pública em curso no Brasil e no mundo. Esta pandemia evidenciou no Brasil a influência dos determinantes sociais da saúde (DSS) no processo de adoecer e morrer.

Objetivo: Identificar a relação entre os DSS e óbitos por COVID-19 na região Nordeste do Brasil.

Materiais e Métodos: Estudo ecológico, com base de dados secundária, tendo os estados do Nordeste como unidade de análise. Calculou-se as Taxas de Letalidade por COVID-19. Para avaliar as correlações entre DSS e óbitos por COVID-19 na população nordestina, realizouse análise de Correlação de Kendall tau. Para avaliar a influência da estratégia Lockdown adotadas pelos estados sob o número de casos, letalidade e mortalidade da COVID-19 empregou-se o Teste de Mann-Whitney, considerando estatisticamente significante quando valor de p<0,05.

Resultados: Na região Nordeste, a maior Taxa de Mortalidade foi identificada no Ceará (78,5/100.000 habitantes) e a menor na Bahia (18,8/100.000 habitantes). Observou-se correlação positiva e estatisticamente significante entre óbitos por COVID-19 e as variáveis raça/ cor (p=0,01), rede de água (p=0,02), instalações sanitárias (p=0,03) e coleta de lixo por domicílio (p=0,01). O número de leitos disponíveis nos estados apresentou relação inversa e estatisticamente significante com o desfecho em estudo (p=0,05). Os estados que adotaram o Lockdown precocemente foram aqueles que apresentaram elevado número de casos (p=0,05) e de óbitos pela doença (p=0,01).

Conclusão: Este estudo permitiu identificar elevada Taxa de Mortalidade por COVID-19 e a sua relação com os DSS nos estados da região Nordeste do Brasil, concluindo que os fatores sociais e econômicos são determinantes no processo de adoecer e morrer.

 

Biografia do Autor

Jerusa da Mota Santana

Professora Adjunta da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Caroline Nascimento dos Anjos Lana

Graduanda em Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Gimena Barbosa Souza

Mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde da Universidade Federal da Bahia

Lana Mercia Santiago de Souza

Professora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

da Mota Santana , J., Nascimento dos Anjos Lana, C., Barbosa Souza, G., & Mercia Santiago de Souza, L. (2020). DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E ÓBITOS POR COVID-19 NOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 8(2), 18–29. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1305