AVALIAÇÃO CLÍNICA DO USO TÓPICO DO CRANBERRY 0,05% NO pH E CAPACIDADE DE TAMPONAMENTO SALIVAR EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1278Resumo
Introdução: Frente às alterações na qualidade salivar, comumente exibidas por pessoas com deficiência, a opção de utilizar agentes químicos fitoterápicos como coadjuvantes às ações de promoção em saúde bucal surge como uma opção promissora para o controle do biofilme bucal sem eventos adversos significativos reportados.
Objetivo: Esse foi um ensaio clínico não controlado que avaliou a ação tópica do gel de cranberry 0,05% sobre a qualidade salivar em pessoas com deficiência.
Metodologia: Foram recrutados 25 pacientes, que tiveram a sua participação consentida através de seus representantes legais. O gel de cranberry 0,05% foi aplicado na face vestibular de todos os dentes presentes, 1x/dia, por um período de 1-2 semanas, não sendo necessário enxágue após a aplicação. As amostras de saliva não-estimulada foram coletadas antes do início das aplicações e após duas semanas de uso contínuo do gel para análise da capacidade de tamponamento e pH. De forma comparativa, o mesmo grupo de pacientes foi submetido a novas análises salivares obtidas antes e após três meses de instruções de higiene bucal e orientações de dieta.
Resultados: Após a aplicação tópica do gel de cranberry 0,05%, observou-se um aumento de 24,0% para 40,0% dos pacientes com pH ideal da saliva (6,8 – 7,2) e uma redução de 50,0% dos indivíduos que possuíam pH ácido (pH<6,8). Cerca de 56% dos PcD tiveram sua CTS aumentada. A intervenção mecânica, através de medidas de promoção de higiene bucal, não gerou mudanças estatisticamente significativas no pH salivar, porém gerou elevação dos valores de CTS em 100% dos pacientes.
Conclusão: O gel de cranberry 0,05% avaliado revelou-se um recurso promissor na recuperação da qualidade salivar.