CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE: CONHECENDO A REALIDADE DE DOCENTES DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v6i3.991Palabras clave:
Saúde do trabalhador, Docentes, Condições de trabalho.Resumen
Introdução: É notória a importância de se ofertar condições de trabalho adequadas para os profissionais docentes, haja vista, que tais condições podem causar interferências diretas e indiretas na qualidade de vida desse indivíduo (trabalhador), e nas suas ações bem como na comunidade ao qual está inserido, haja vista que são eles (co)responsáveis por contribuir para a construção de novos profissionais, assim como para a construção desses novos sujeitos. Objetivo: Descrever a relação entre as condições do ambiente de trabalho do docente de Enfermagem e o adoecimento destes profissionais. Metodologia: Pesquisa quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de questionário. Utilizamos a abordagem descritiva interpretativa para analisar e correlacionar as variáveis interligadas às condições de trabalho. Resultados: As condições de trabalho inadequadas têm influenciado negativamente na qualidade de vida deste profissional, bem como no desenvolvimento de atividades laborais. Entretanto, apesar de reconhecer as dificuldades relacionadas às condições de seu trabalho, os docentes referem sentir-se satisfeitos com suas profissões. Conclusão: Acreditamos que o incremento de espaços de discussão dentro das próprias universidades, é passível de possibilitar novos rumos para as instituições de nível superior, através de reivindicações contundentes e consequentemente implementações de melhorias nas condições de trabalho e saúde do docenteCitas
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Publicado
2018-12-11
Cómo citar
Barreto Ferreira, C. S., & Lima da Silva, A. T. (2018). CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE: CONHECENDO A REALIDADE DE DOCENTES DE ENFERMAGEM. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 6(3), 11. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v6i3.991
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Sección
Artigos