ASPECTOS PSICOSSOCIAIS E SINTOMAS DE ANSIEDADE RELACIONADOS À GRADUAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v12i1.1716Resumen
O ingresso no Ensino Superior é marcado por uma fase de transição para o sujeito e requer adaptações às novas vivências, sendo um dos ambientes mais estressores e potencializadores dos sinais e sintomas associados à ansiedade e existem situações inerentes a formação em enfermagem que podem impactar negativamente a saúde mental. O trabalho buscou analisar os aspectos psicossociais, experiências da graduação e sinais e sintomas de ansiedade entre estudantes do curso de Enfermagem em uma universidade. Trata-se de um estudo de corte transversal, descritivo com abordagem quantitativa. Foi aplicado um formulário online contendo questões norteadoras sobre o tema. Os dados foram dispostos e analisados pelo programa Physical Self-Perception Profile (PSPP). Evidenciou-se que a maioria dos estudantes eram do sexo feminino, entre 21 a 24 anos, raça/cor parda, sem filhos e solteiros. Apresentaram bom rendimento no curso e boa relação com docentes/colegas e 62,8% dos participantes tem/já tiveram o desejo de mudar de curso. A realização de provas, apresentação de seminários, sabatinas, relacionamento com colegas e/ou professores, locomoção, moradia e/ou alimentação no campus, fazer parte de núcleo de pesquisa/extensão, foram situações que mais geraram ansiedade. Prejuízos no sono, sudorese, agitação, taquicardia, falta de concentração, dor de cabeça/muscular e tremores finos involuntários, foram os sinais e sintomas de ansiedade mais prevalentes. É evidente a importância em estudar e conhecer a condição da saúde mental dos estudantes de enfermagem, identificando os fatores que mais geram ansiedade no processo formativo. Assim, o presente estudo traz contribuições importantes para a Saúde Pública e Saúde Coletiva.