Nociones de primeros auxilios para escolares: por qué los docentes deben aprender?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v11i2.1662

Palabras clave:

Primeiros socorros; Educação em saúde; Professores escolares.

Resumen

Objetivo: Qualificar docentes da educação infantil sobre noções básicas em situações de primeiros socorros. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de atividade educativa com os professores de uma escola confessional inserida no complexo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE), localizada em Capoeiruçu, a 120km da capital da Bahia, realizada em setembro, outubro e novembro de 2022. Resultados: A atividade educativa proporcionou orientações a abordagens em primeiros socorros, durante situações de urgência, sendo expressados de modo satisfatório a imprescindibilidade da temática abordada, bem como, uma eficiente absorção do conteúdo pautado. Evidenciando através dos docentes uma resposta completamente visível ao realizar as manobras corretas para cada tipo de intercorrência ali demonstrada, resultando assim, em profissionais com o avanço do conhecimento relativo a cada procedimento e a capacitação de realizá-los em caso de intercorrência em sua atividade laboral. Conclusão: A qualificação de docentes da educação infantil sobre noções básicas de primeiros socorros em escolares foi imprescindível no que tange a prevenção e promoção de ações assertivas em acidentes com discentes, a fim de, manter a conduta adequada ao episódio, bem como, executá-la na sua completude. A partir desta atividade, foi possível contribuir com conhecimento de saúde e prevenção de agravos de forma ativa e efetiva durante a implementação de simulações.

Citas

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Publicado

2023-10-27

Cómo citar

Menezes Souza de Jesus, B., Guimarães dos Santos , S., Alencar Colares, B. A. C., Sefair de Melo de Melo, A., Alcântara Teixeira de Menezes , K., Pereira da Cruz Silva , R., & Farias de Oliveira, E. (2023). Nociones de primeros auxilios para escolares: por qué los docentes deben aprender?. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 11(2). https://doi.org/10.25194/rebrasf.v11i2.1662