INCIDÊNCIA DE CASOS DE COVID-19 NOS BAIRROS DE SALVADOR COMO NORTEADORA DE AÇÕES DE REABILITAÇÃO PÓS-COVID-19: UM ESTUDO DESCRITIVO

Autores/as

  • Larissa Laranjeira Pinheiro dos Santos
  • Isabel Lisboa Santiago Nascimento
  • Mariana Silva Macedo
  • Sarah Souza Pontes

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v10i3.1618

Resumen

A cidade de Salvador – BA se apresenta como uma região com forte tendência de aumento dos casos de COVID-19, doença causada pelo coronavírus, e, consequentemente, propensa ao agravamento da doença, o que impõe a necessidade de elaboração de políticas públicas direcionadas para a reabilitação de pessoas infectadas pelo vírus nos territórios com maior incidência de casos.
Objetivo: Descrever os dados de incidência de COVID-19 nos 161 bairros da cidade Salvador – BA a fim de nortear recursos humanos e financeiros para ações de reabilitação pós-COVID-19. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo com dados secundários provenientes de um documento com informações para a população e profissionais de saúde, sobre medidas tomadas pela Secretaria da Saúde para o enfrentamento da pandemia. As variáveis estudadas foram casos confirmados, coeficiente de incidência, população total e casos recuperados, de junho de 2020 a janeiro de 2021, distribuídos nos bairros de Salvador – BA. Resultados: Os bairros com maior prevalência de casos confirmados e recuperados de COVID-19 no período estudado foram Brotas, Pituba e Itapuã, enquanto os bairros com menor mediana de casos confirmados e de casos recuperados foram Ilha dos Frades, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Porto Seco Pirajá. Conclusão: Entende-se que as regiões com elevada prevalência de casos recuperados demandam mais profissionais atuantes na reabilitação à saúde, afinal o coronavírus pode impactar em incapacidades e disparidades locais em saúde, demandando mais centros de reabilitação para locais com potenciais usuários do Sistema Único de Saúde.

Biografía del autor/a

Larissa Laranjeira Pinheiro dos Santos

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Isabel Lisboa Santiago Nascimento

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mariana Silva Macedo

Mestranda no Programa de Ciências da Reabilitação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sarah Souza Pontes

Doutoranda no Programa de Medicina e Saúde Humana da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professora Substituta no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Laranjeira Pinheiro dos Santos, L., Lisboa Santiago Nascimento, I., Silva Macedo, M., & Souza Pontes, S. (2022). INCIDÊNCIA DE CASOS DE COVID-19 NOS BAIRROS DE SALVADOR COMO NORTEADORA DE AÇÕES DE REABILITAÇÃO PÓS-COVID-19: UM ESTUDO DESCRITIVO. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 10(3). https://doi.org/10.25194/rebrasf.v10i3.1618