INCIDÊNCIA DE CASOS DE COVID-19 NOS BAIRROS DE SALVADOR COMO NORTEADORA DE AÇÕES DE REABILITAÇÃO PÓS-COVID-19: UM ESTUDO DESCRITIVO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v10i3.1618Resumen
A cidade de Salvador – BA se apresenta como uma região com forte tendência de aumento dos casos de COVID-19, doença causada pelo coronavírus, e, consequentemente, propensa ao agravamento da doença, o que impõe a necessidade de elaboração de políticas públicas direcionadas para a reabilitação de pessoas infectadas pelo vírus nos territórios com maior incidência de casos.
Objetivo: Descrever os dados de incidência de COVID-19 nos 161 bairros da cidade Salvador – BA a fim de nortear recursos humanos e financeiros para ações de reabilitação pós-COVID-19. Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo com dados secundários provenientes de um documento com informações para a população e profissionais de saúde, sobre medidas tomadas pela Secretaria da Saúde para o enfrentamento da pandemia. As variáveis estudadas foram casos confirmados, coeficiente de incidência, população total e casos recuperados, de junho de 2020 a janeiro de 2021, distribuídos nos bairros de Salvador – BA. Resultados: Os bairros com maior prevalência de casos confirmados e recuperados de COVID-19 no período estudado foram Brotas, Pituba e Itapuã, enquanto os bairros com menor mediana de casos confirmados e de casos recuperados foram Ilha dos Frades, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Porto Seco Pirajá. Conclusão: Entende-se que as regiões com elevada prevalência de casos recuperados demandam mais profissionais atuantes na reabilitação à saúde, afinal o coronavírus pode impactar em incapacidades e disparidades locais em saúde, demandando mais centros de reabilitação para locais com potenciais usuários do Sistema Único de Saúde.