ANÁLISE TEMÁTICA E BIBLIOMÉTRICA DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v11i1.1566Palabras clave:
Bibliometria, Educação Física, EnsinoResumen
Introdução: A análise científica é importante, pois visa orientar os pesquisadores a explorarem áreas mais necessárias e direcionar políticas de saúde em prol de uma sociedade mais equânime e dinâmica. Dessa forma, o estudo trata da aplicação de propriedades bibliométricas, a fim de compreender a produção científica dos últimos 5 anos de 2 revistas da área da Educação Física (Motriz e Motricidade). Por meio desse estudo é possível inferir a metodologia mais usada, o tipo de artigo mais publicado, linguagem mais frequente, bem como a instituição de origem. Esses parâmetros permitem entender a tendência das publicações feitas nessas revistas e direcionam o estudo para áreas ainda pouco exploradas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e de ordem transversal. Foi realizada análise de artigos publicados de forma integral nas revistas Motriz e Motricidade, de 2018-2022. Resultados: Foram analisados 519 artigos, destes a maior parte, 369, oriunda de instituição pública, 440, publicados em inglês e 354 possuem metodologia quantitativa. Além disso, nota-se que a maior parte dos artigos, 458, são originais e 255 são escritos por mais de 5 autores. Ademais, os temas mais frequentes são aqueles que envolvem assuntos como: força muscular; atividade física; qualidade de vida e saúde. Conclusão: Observa-se que artigos em espanhol e outras línguas não são tão frequentes, logo é importante que haja estímulo à produção científica em diversos idiomas para maior alcance global. Em suma, nota-se que a produção científica é rica, mas pode ser impulsionada por meio da ampliação da linguagem, metodologias e tipos de estudos.
Citas
CHUEKE, G.V.; AMATUCCI, M O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext, v. 10, n. 2, p. 1-5, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5575/557557900001.pdf Acesso em: 28 /08 /2022
JOB, I. Bibliometria aplicada aos estudos do campo da Educação Física: confiabilidade, qualidade e relevância nas publicações. Motrivivência (Florianópolis), p. 18-34, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n54p18 . Acesso em: 28 /08 /2022
DELGADO, G.C. Desigualdades sociais face ao desenvolvimento científico e tecnológico: antinomia ou problema histórico? Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 7, p. 2109-2118, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/znbbksFzL4hNJwXsGZm574t/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 /08 /2022
DA SILVA, A. et al. A Educação Física Enquanto Disciplina Escolar E Sua Relação Com a Ciência. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem Estar-RECH, v. 1, n. 1, Jul-Dez, p. 57-69, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/4730?articlesBySameAuthorPage=2. Acesso em: 28 /08 /2022
BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 3, p. 183-197, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594. Acesso em: 28 /08 /2022
FARIAS, U. et al. Análise da produção do conhecimento sobre a educação física na educação infantil. Movimento, v. 25, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/LYRhjHYCV76C7Qk7vzDK8BK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 /08 /2022
FERREIRA, F. et al. Escola e Formação para a cidadania: qual o papel da Educação Física?. Movimento (Porto Alegre), v. 18, n. 4, p. 135-154, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/31706. Acesso em: 28 /08 /2022
SPINELLI-DE-SÁ, J. et al. Sentido do trabalho: Análise da produção científica brasileira. Revista ADM. MADE, v. 21, n. 3, p. 21-39, 2018. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/4386. Acesso em: 28 /08 /2022
FAVA-DE-MORAES, F. Universidade, inovação e impacto socioeconômico. São Paulo em perspectiva, v. 14, p. 8-11, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/4FY7bXQX6nthzbyfXTJX7Cd/?lang=pt. Acesso em: 28 /08 /2022
FARIAS, S.A. Internacionalização dos periódicos brasileiros. Revista de Administração de Empresas, v. 57, p. 401-404, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/VMhbGFTJXTLDCjRW447LhFt/?lang=pt. Acesso em: 28 /08 /2022
FUZA, Â.F. O papel da língua inglesa na publicação acadêmico-científica: reflexões teóricas eo caso dos cursos de escrita on-line brasileiros. Signótica, v. 29, n. 2, p. 302-328, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/43926. Acesso em: 28 /08 /2022
VELLOSO, V. et al. Panorama quantitativo da produção científica catalogadas na base de dados do CNPq das instituições de pesquisa da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. In: GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente, XIX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação. Anais... In: 42O CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Belém, PA: 2019. Disponível em: https://portalintercom. org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1605-1. pdf. Acesso em: 28 /08 /2022
OLIVEIRA, A. et al. Transição demográfica, transição epidemiológica e envelhecimento populacional no Brasil. Hygeia-Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 15, n. 32, p. 69-79, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/48614. Acesso em: 28 /08 /2022
SOUZA, C . et al. Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, p. 126-156, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/wgGYDrdHsVXf7WxPynpgCtG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 /08 /2022
FONTINELE, S. et al. A relação entre a prevalência de doenças crónicas não transmissíveis e o perfil sociodemográfico em pessoas idosas. 2021 . Disponível em: https://ciencia.ucp.pt/en/publications/a-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-a-preval%C3%AAncia-de-doen%C3%A7as-cr%C3%B3nicas-n%C3%A3o-transmiss%C3%ADv-2. Acesso em: 28 /08 /2022
SOUZA, C. et al. Prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, hábitos alimentares e de atividade física numa estratégia de saúde da família de Presidente Prudente–SP. ConScientiae Saúde, v. 19, n. 1, p. 18221, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/18221. Acesso em: 28 /08 /2022