ANÁLISE TEMÁTICA E BIBLIOMÉTRICA DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v11i1.1566

Palabras clave:

Bibliometria, Educação Física, Ensino

Resumen

Introdução: A análise científica é importante, pois visa orientar os pesquisadores a explorarem áreas mais necessárias e direcionar políticas de saúde em prol de uma sociedade mais equânime e dinâmica. Dessa forma, o estudo trata da aplicação de propriedades bibliométricas, a fim de compreender a produção científica dos últimos 5 anos de 2 revistas da área da Educação Física (Motriz e Motricidade). Por meio desse estudo é possível inferir a metodologia mais usada, o tipo de artigo mais publicado, linguagem mais frequente, bem como a instituição de origem. Esses parâmetros permitem entender a tendência das publicações feitas nessas revistas e direcionam o estudo para áreas ainda pouco exploradas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e de ordem transversal. Foi realizada análise de artigos publicados de forma integral nas revistas Motriz e Motricidade, de 2018-2022. Resultados: Foram analisados 519 artigos, destes a maior parte, 369, oriunda de instituição pública, 440, publicados em inglês e 354 possuem metodologia quantitativa. Além disso, nota-se que a maior parte dos artigos, 458, são originais e 255 são escritos por mais de 5 autores. Ademais, os temas mais frequentes são aqueles que envolvem assuntos como: força muscular; atividade física; qualidade de vida e saúde. Conclusão: Observa-se que artigos em espanhol e outras línguas não são tão frequentes, logo é importante que haja estímulo à produção científica em diversos idiomas para maior alcance global. Em suma, nota-se que a produção científica é rica, mas pode ser impulsionada por meio da ampliação da linguagem, metodologias e tipos de estudos.

Biografía del autor/a

Marina Luiza Resende Abritta, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil. Aluna de iniciação científica do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC/FAPEMIG.

Maria das Graças Jezini Meira, Faculdades de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI

Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI, Montes Claros, MG, Brasil. Aluna de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário Funorte.

Daniel Antunes Freitas, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Docente do Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva da Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil.

Renato Sobral Monteiro Júnior, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutor em Medicina (Neurologia-Neurociências) pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil. 

Citas

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Publicado

2023-04-19

Cómo citar

Abritta, M. L. R. ., Meira, M. das G. J., Freitas, D. A., Monteiro Júnior, R. S., & Soares, W. D. (2023). ANÁLISE TEMÁTICA E BIBLIOMÉTRICA DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 11(1), 34. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v11i1.1566