Reabilitação Neuropsicológica da Linguagem em Síndrome de Down: Um Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v10i1.1525Resumen
A síndrome de Down é uma condição genética relacionada a presença de um cromossomo 21 extra, que pode gerar diversas alterações no desenvolvimento infantil. Dentre estas, o atraso no desenvolvimento da linguagem da criança. Sabendo que a linguagem é essencial para o desenvolvimento de outras funções cognitivas, torna-se fundamental a reabilitação neuropsicológica levando em consideração que os conceitos de plasticidade sugerem a criação de novas rotas neuronais e novas estratégias cognitivas possibilitando a diminuição ou superação dos déficits na linguagem. Este artigo contempla o relato de caso da intervenção neuropsicológica com uma criança do sexo feminino portadora da Síndrome de Down. Tem como objetivo analisar as contribuições da intervenção neuropsicológica para o desenvolvimento da linguagem de uma criança com Síndrome de Down. Para alcance do mesmo, identificou-se o neurodesenvolvimento da linguagem; descreveu-se as características da linguagem em Síndrome de Down; e identificou-se os benefícios da intervenção neuropsicológica da linguagem em Síndrome de Down. A intervenção neuropsicológica contribuiu para o avanço no desenvolvimento da linguagem habilitando a criança com Síndrome de Down para a primeira fase da linguagem.