UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE EM PEDIATRIA NO BRASIL:

Autores/as

  • Elielto Damaceno FADBA
  • Danielle da Silva de Sousa Salomão
  • Lais Silva do Nascimento
  • Brenda Evellyn da Penha Ribeiro
  • Beverly Scardini Menegazzo Nunes
  • Sabrine Cortiana Rodrigues Lima

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v9i3.1485

Palabras clave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde (CIF), Criança, Pediatria, Brasil

Resumen

Introdução: Em 2001 a Organização Mundial de Saúde aprovou a publicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde (CIF), com o objetivo de promover uma linguagem padronizada para descrição da saúde e dos estados relacionados à saúde através de uma abordagem biopsicossocial. Objetivo: Revisar os estudos que utilizaram a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde na população pediátrica no Brasil. Métodos: Revisão sistemática elaborada a partir das recomendações PRISMA. As buscas foram feitas em 9 bases de dados diferentes entre agosto e novembro de 2019 utilizando os termos CIF, Brasil e Crianças, em inglês e português, nos anos de 2012 a 2019. Resultados: Foram incluídos 10 estudos observacionais. A maior concentração de publicação foi na área de Fisioterapia (50%), sendo uma grande parte produzida em um contexto multiprofissional na região sudeste do país. Conclusão: Há uma limitação nas áreas acadêmicas estudando esta classificação, com baixa qualidade e quantidade de publicações referindo-se à população pediátrica no Brasil. Os resultados coadunam-se com a literatura, em especial sobre como evidenciam o contraste entre a utilidade desta ferramenta e sua complexidade na aplicabilidade.

Biografía del autor/a

Elielto Damaceno, FADBA

Graduando em Fisioterapia, pela Instituição
Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia,
Brasil.

Danielle da Silva de Sousa Salomão

Graduanda em Fisioterapia, pela Instituição
Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia,
Brasil.

Lais Silva do Nascimento

Graduanda em Psicologia, pela Instituição
Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia,
Brasil.

Brenda Evellyn da Penha Ribeiro

Graduanda em Psicologia, pela Instituição
Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia,
Brasil

Beverly Scardini Menegazzo Nunes

Mestre em Educação Especial, pela Instituição
Andrews University, Faculdade Adventista da
Bahia, Cachoeira, Bahia, Brasil.

Sabrine Cortiana Rodrigues Lima

Especialista em Terapia Intensiva Neonatal e
Pediátrica (COFFITO/ASSOBRAFIR), Faculdade
Adventista da Bahia, Cachoeira, Bahia, Brasil

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Publicado

2021-12-10

Cómo citar

Damaceno, E., da Silva de Sousa Salomão, D. ., Silva do Nascimento, L. ., Evellyn da Penha Ribeiro, B. ., Scardini Menegazzo Nunes, B. ., & Cortiana Rodrigues Lima, S. . (2021). UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE EM PEDIATRIA NO BRASIL: . Revista Brasileira De Saúde Funcional, 9(3), 90–102. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v9i3.1485