EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS ADULTOS DOS SISTEMAS DE SAÚDE SOB PERSPECTIVA ANDRAGÓGICA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Carolina Larrosa de Almeida
  • Leandro Oliveira de Menezes
  • Ana Joyce Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v9i2.1450

Palabras clave:

Serviços de Saúde, Saúde, Educação em Saúde

Resumen

Introdução: A educação em saúde, sob uma perspectiva andragógica, visa à mudança de comportamento e hábitos de saúde da população mediante os princípios da ciência de educar adultos. Essa prática favorece o recebimento das informações pela população, visto que atende às suas necessidades com singularidade, valoriza as experiências e a autonomia. Objetivo: Analisar a produção científica sobre educação em saúde em uma perspectiva andragógica. Metodologia: Revisão da literatura, utilizando-se as bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO. Foram usados os descritores e suas combinações nos idiomas português, inglês e espanhol: Andragogia, Educação em Saúde e Adulto. Resultados: Foram encontrados 19 artigos científicos nas bases de dados selecionadas (16 no Medline, dois no Lilacs e um no SiELO). Após a leitura dos títulos, resumos e exclusão dos artigos repetidos, resultaram seis. Após a leitura integral dos textos, culminou em quatro estudos elegíveis. Os resultados demonstraram que a Andragogia na educação em saúde para adultos promove mudanças de hábitos e comportamentos de saúde. Essa atividade requer dos educadores uma escuta qualificada, o exercer da alteridade e da empatia. Sobretudo quando algumas barreiras podem dificultar o aprendizado, como comprometimentos cognitivos, amnésia e/ou baixo nível educacional. Conclusão: Verificou-se uma escassa produção científica sobre a Andragogia na educação em saúde nas bases de dados pesquisadas. Acredita-se que produções científicas com essa temática possam conduzir os profissionais de saúde a atuarem na educação em saúde de forma a contemplar os princípios e ferramentas andragógicas nos serviços de saúde.

Biografía del autor/a

Carolina Larrosa de Almeida

Enfermeira. Especialização em Andragogia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Leandro Oliveira de Menezes

Administrador e Mestre em Estudos Territoriais.
Docente da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Ana Joyce Araújo Silva

Enfermeira. Pós-Graduada em Urgência e Emergência (2019), Unidade de Terapia Intensiva (2020) pela FADBA.

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Publicado

2021-08-10

Cómo citar

Larrosa de Almeida, C., Oliveira de Menezes, L., & Joyce Araújo Silva, A. (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS ADULTOS DOS SISTEMAS DE SAÚDE SOB PERSPECTIVA ANDRAGÓGICA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 9(2), 178–186. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v9i2.1450