RESPOSTAS DO ESTRESSE OXIDATIVO A UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO EM MULHERES COM EXCESSO DE MASSA CORPORAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.

Autores/as

  • Djeyne Silveira Wagmacker
  • Jefferson Petto
  • William Santos Mestre
  • Valber Maciel dos Santos
  • Adriane Belló Klein
  • Ana Marice Teixeira Ladeia

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1311

Resumen

Introdução: O estresse oxidativo está relacionado ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Sedentarismo e obesidade predispõem ao aumento da formação de espécies reativas ao oxigênio e a atividade física vem sendo considerada como um fator de redução deste fator.

Objetivo: Avaliar se uma sessão de exercício físico de baixa a moderada intensidade altera o stress oxidativo após 12 horas em mulheres com aumento do peso corporal.

Método: Incluídas 30 mulheres sedentárias com excesso de peso corporal (IMC de 29±4,4kg/m2) divididas aleatoriamente em dois grupos. Após um jejum de 12 horas, as voluntárias fizeram uma primeira coleta de sangue. O grupo experimento foi submetido a uma sessão de exercício físico 12 horas após a primeira coleta de sangue.  As voluntárias do grupo controle e experimento fizeram uma segunda coleta de sangue 24 horas após a primeira. Foram dosados Triglicerídeos, colesterol total, TBARS, carbonilas e sulfidrilas. Foram utilizados teste t para amostras independentes e dependentes e adotando como nível de significância 5%.

Resultados: O exercício físico modificou a resposta de peroxidação lipídica na análise intergrupo (controle = Δ 0,49 (-0,18 - 0,81) vs experimento = Δ-0,09 (-0,58 - 0,21)) (p = 0,02). Na análise intragrupo foi identificado um aumento do TBARS apenas no grupo controle (antes=1,97±0,65; depois=2,28±0,47; p=0,049). Não foram evidenciadas modificações para as sulfidrilas e carbonilas nas análises intra e intergrupo.

Conclusão:  O efeito subagudo do exercício físico de baixa intensidade é capaz de modificar a resposta de peroxidação lipídica, não interferindo na peroxidação proteica e no fator antioxidante.

Biografía del autor/a

Djeyne Silveira Wagmacker

Faculdade Adventista da Bahia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde pública

Jefferson Petto

Faculdade Adventista da Bahia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde pública

William Santos Mestre

Faculdade Adventista da Bahia.

Valber Maciel dos Santos

Faculdade Adventista da Bahia.

Adriane Belló Klein

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ana Marice Teixeira Ladeia

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Publicado

2020-09-03

Cómo citar

Silveira Wagmacker, D., Petto, J., Santos Mestre, W., Maciel dos Santos, V., Belló Klein, A., & Marice Teixeira Ladeia, A. (2020). RESPOSTAS DO ESTRESSE OXIDATIVO A UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO EM MULHERES COM EXCESSO DE MASSA CORPORAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO . Revista Brasileira De Saúde Funcional, 8(2), 83–93. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1311