AVALIAÇÃO DO PREPARO DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL

Autores/as

  • Livia Costa de Freitas
  • Vivian Eiko Costa Chiba
  • Helade Beatriz Farias Figueiredo
  • Gustavo Fernando Sutter Latorre
  • Dayse Danielle de Oliveira Silva
  • Erica Feio Carneiro Nunes

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1308

Resumen

Introdução: O parto normal é um grande fator de risco para a ocorrência de disfunções do assoalho pélvico, causados pelo aumento da pressão do peso corporal materno e do útero gravídico nessa musculatura e por lacerações geradas pelo próprio mecanismo de parto. Neste contexto, a atuação da fisioterapia é fundamental, visando reduzir a possibilidade de lesões obstétricas perineais. Além disso, o profissional atua também diminuindo o tempo de parto, auxiliando na fase expulsiva e promovendo métodos não farmacológicos para a redução da sensação dolorosa durante o parto.

Objetivo: Verificar se durante a gravidez as gestantes passaram por um processo de preparação da musculatura do assoalho pélvico para o parto normal.

Materiais e Métodos: A coleta de dados foi realizada através de um questionário com mulheres de 18-40 anos em duas maternidades particulares, num total de 50 pacientes sendo divididas 25 para cada Instituição privada, na cidade de Belém do Pará no período de 03/2015 a 04/2015.

Resultados: Das 50 puérperas pesquisadas, 74% não receberam orientação para a preparação da musculatura do assoalho pélvico.

Conclusão: Conclui-se que as puérperas não receberam uma orientação profissional para preparação da musculatura do assoalho pélvico para o parto normal. Além disso, grande parte delas fora incentivada a realizar o parto cesáreo.

Biografía del autor/a

Livia Costa de Freitas

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Vivian Eiko Costa Chiba

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Helade Beatriz Farias Figueiredo

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Gustavo Fernando Sutter Latorre

Fisioterapeuta pélvico, Mestre em fisioterapia, Portal Perineo.net, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Dayse Danielle de Oliveira Silva

Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA), Mestre em Patologia das Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará.

Erica Feio Carneiro Nunes

Mestre em Ciências da Motricidade Humana (UCB-RJ). Fisioterapeuta docente da Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Publicado

2020-09-03

Cómo citar

Costa de Freitas, L., Eiko Costa Chiba, V., Beatriz Farias Figueiredo , H., Fernando Sutter Latorre , G., Danielle de Oliveira Silva, D., & Feio Carneiro Nunes, E. (2020). AVALIAÇÃO DO PREPARO DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL . Revista Brasileira De Saúde Funcional, 8(2), 51–60. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1308