CARACTERIZAÇÃO E PERFIL DE SAÚDE BUCAL REFERIDA POR CUIDADORES DE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v7i3.1187Palabras clave:
Pessoas com deficiência, Saúde bucal, Cuidadores, Assistência odontológica.Resumen
Introdução: Pacientes com necessidades especiais (PNEs) apresentam frequentemente acúmulo de biofilme microbiano, que resulta em patologias bucais e perda dental. Objetivo: Esse trabalho caracterizou o perfil de saúde bucal de PNEs assistidos por duas instituições do Recôncavo Baiano e avaliou a percepção e participação dos cuidadores na higienização bucal do PNE. Metodologia: Cuidadores de PNEs responderam 28 perguntas para obtenção de histórico médico, história dentária, perfil psicológico, hábitos dietéticos, rotina de higiene bucal e avaliação pessoal do responsável acerca da higiene bucal. Resultados: Mais de 85% dos PNEs haviam recebido tratamento odontológico em algum momento da vida e menos de 50% receberam orientação sobre cuidados de higiene bucal. A frequência de escovação dentária referida na amostra foi considerada insuficiente e o uso do fio dental não foi citado por quase 90% dos indivíduos. O consumo de alimentos pastosos e açucarados foi menor que o apontado por outros estudos. Quase a totalidade dos cuidadores se sente responsável pela saúde bucal dos PNEs e apontou como principais dificuldades a falta de orientação e pouca colaboração do PNE no momento da higienização. Conclusão: Os PNEs deste estudo apresentaram características em sua rotina que, aliada às limitações impostas pela sua condição especial, os enquadram em um grupo de risco para o desenvolvimento de patologias bucais, necessitando maior interação entre cuidadores e equipe de assistência odontológica.
Citas
Papalia, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ed. Porto Alegre: AMGH; 2013.
Moreira LMA. Desenvolvimento e crescimento humano: da concepção a puberdade. In: Moreira LMA. Algumas abordagens da educação sexual na deficiência intelectual. 3rd ed. Salvador: EDUFBA; 2011. P. 113-123.
Lourenço B, Queiroz LB. Crescimento e desenvolvimento puberal na adolescência. Rev Med. 2010 abri-jun; 89(2): 70-5.
Zanotto LS, Crisostimo AL. Sexualidade e Mudanças que ocorrem na Puberdade. O Prof PDE e os Desafios da Esc Pub Paranaense. 2010; 1: 1-27.
Rizzi CBC. Adolescência: O risco de crescer entre endereçamentos e possibilidades de encontros [Dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS; 2017.
Amaral VL. A psicologia da adolescência. Psic da Educação. 2007; aula 5: 1-12.
Luciano AP, Bertoli CJ, Adami F, Abreu LC. Nível de atividade física em adolescentes saudáveis. Rev Bras Med Esporte. Mai/Jun 2016; 22(3): 191-194.
Carvalho RS, Amaral ACS, Ferreira MEC. Transtornos alimentares e imagem corporal na adolescência: uma análise da produção científica em psicologia. Psicol. teor. Prat. Ag- nov 2009; 11(3): 200-223.
Vasconcelos ACS, Monteiro RJS, Facundes VLD, Trajano MFC, Gontijo DT. Eu virei homem!: a construção das masculinidades para adolescentes... Saude soc. 2016; 25(1): 186-197.
Rabelo ET, Passos JS. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento. Disponível em: no dia 29 de janeiro de 2018.
Lima JR. O desafio da escola em trabalhar com a diversidade. Rev. Memento. 2012; 3(1): 33-50.
Lima FCA, Jesus, FB, Martins CBG, Souza SPS, Matos KF. A experiência e atitudes de adolescentes frente à sexualidade. Mundo Saúde. 2013; 37(4): 385-393.
Santos ARM, Silva EAPC, Silva PPC, Cartaxo HGO, Freitas CMS. Estilo de vida na adolescência: O envolvimento religioso atuando nos comportamentos de risco à saúde. Pensar Prát. 2014; 17(1):01-294.
Silva RAR, Nelson ARC, Duarte FHS, Prado NCC, Holanda JRR, Costa DARS. Adolescent students knowledge about transmition, prevention and risky behavior related to STD/HIV/AIDS. Rev Fund Care Online. 2016; 8(4): 5054-5061.
Brêtas JRS, Ohara CVS, Jardim DP, Muroya RL. Conhecimento sobre DST/ AIDS por estudantes adolescentes. Rev Esc Enfermagem USP. 2008; 501-557.
Rohenkohl L, Castro E. Afetividade, conflito familiar e problemas de comportamento em pré- escolares de famílias de baixa renda: visão de mães e professoras. Psicol. ciênc. prof. 2012; 32(2): 438-451.
Souza K, Smeha L, Arend J. A relação entre pai e filho(s) após a separação conjugal. Barbarói. 2012; 37(2): 7-29.
Fortes LS, Cipriani FM, Coelho FD, Paes ST, Ferreira MEC. A autoestima afeta a insatisfação corporal em adolescentes do sexo feminino? Rev Paulista de Pediatria. Set 2014; 32(3): 236-240.
Fernandes ARR, Viana MS, Liz CM, Andrade A. Autoestima, imagem corporal e depressão de adolescentes em diferentes estados nutricionais. Rev salud pública. 2017; 19(1): 66-72.
Rocha M, Mota CP, Matos PM. Vinculação à mãe e ligação aos pares na adolescência: O papel mediador da auto-estima. Anál. Psicol. 2011; 29(2): 185-200.
Freitas LBL, Castro FMP, Tudge JRH, Prestes AC. Relação entre desenvolvimento da gratidão e tipo de valores em jovens. Psico USF. Jan/ abr 2016; 21(1): 13-24.
Figueira APC, Costa R. Estratégias de estudo e aprendizagem e resolução de problemas: ensino regular vs. ensino vocacional. Rev Edu em Questão. 26 abr. 2017; 55(43): 41-61.
Quintana JF. Atenção no desenvolvimento cognitivo de adolescentes do ensino fundamental das escolas públicas de Bagé/RS. Rev Dialogos. Dec. 2014; 19 (1): 91-97.
Palangana IC. Desenvolvimento em Piaget e Vigotski: a relevância do social [recurso eletrônico]. 6rd ed. São Paulo: Summus; 2015.
Araújo RC. A gíria como uma linguagem alternativa na construção do sentido do texto de histórias em quadrinhos. Revista Eletrônica Anais do Encontro de Iniciação Científica. 2012; (4).
Araújo GS, Sousa MRA, Sousa MCA. Gírias, códigos linguísticos como afirmação e identidade de um grupo: uma análise e reflexão da possibilidade de uso no ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Entreletras. jan/ jun 2016; 7(1): 70-90.
FRANÇA CAPR. Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção[dissertação]. São Paulo: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; 2012.
Araújo KJN. Reflexões sobre desenvolvimento moral de crianças e adolescentes na perspectiva de Kohlberg [monografia]. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba; 2016.
Amorim- Neto RC, Berkenbrock- Rosito MM. Ética e moral na educação. 2 ed. Rio de Janeiro: WAK Editora; 2012.
Carvalho NACA. Bem-estar psicológico e recursos contextuais e pessoais em adolescentes de uma escola particular portuguesa [dissertação]. Lisboa: Universidade de Lisboa; 2015.
Santos ARM, Oliveira LMFT, Júnior JCF, Silva PPC, Silva EAPC, Freitas CMSM. Associação entre prática religiosa e comportamentos de risco à saúde em adolescentes de Pernambuco, Brasil. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2015; 20(3): 284-296.