DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES ASSISTIDAS POR ATIVIDADES LÚDICAS EM UMA CRECHE ESCOLA

Autores/as

  • Luciana Keila de Siqueira Oliveira Faculdade Adventista da Bahia
  • Sânzia Bezerra Ribeiro Faculdade Adventista da Bahia
  • Valber Maciel dos Santos Faculdade Adventista da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v7i1.1059

Palabras clave:

Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia, Creche, Educação em Saúde.

Resumen

INTRODUÇÃO: A primeira infância corresponde aos primeiros 5 anos de vida da criança, neste período elas estão mais receptivas aos estímulos do ambiente e tem uma resposta motora rápida. Os jogos e brincadeiras são algumas das atividades fundamentais no desenvolvimento da criança pois é através dele que a criança entende o meio onde está inserida e desenvolve seus conhecimentos e competências. OBJETIVO: Avaliar o desenvolvimento motor, aprimorar as habilidades e aperfeiçoar a motricidade. METODO: Foi realizada uma intervenção numa creche de Cachoeira-BA, contando com 18 crianças de 4-5 anos. No período de 17/05 a 14/06/2018 se deu por meio da realização de atividades lúdicas. RESULTADOS: Os resultados foram analisados pelo programa SPSS. O percentual geral de todas as brincadeiras mostrou que 11,11% tiveram aprimoramento no desempenho motor, 33,33% presentaram piora no seu desempenho e 55,56% tiveram manutenção de suas habilidades motoras. DISCUSSÃO: O desenvolvimento está relacionado com áreas cognitivas e afetivas do desenvolvimento humano, sendo influenciado por aspectos ambientais, biológicos e familiar(10,11). Um dos maiores e desafios da educação é garantir a criação de mecanismos e condições de desenvolvimento das crianças. O fisioterapeuta tem profundo conhecimento e domínio sobre o desenvolvimento motor, sua intervenção irá capacitar o professor para fases do desenvolvimento infantil e as habilidades, assim o mesmo poderá promover atividades que estimulem o desenvolvimento(17). CONCLUSÃO: O fisioterapeuta desempenhou papel importante na manutenção do desenvolvimento neuropsicomotor e atribuído à atividade lúdica, transforma-se em uma ferramenta indispensável na oferta de estímulos.

Biografía del autor/a

Luciana Keila de Siqueira Oliveira, Faculdade Adventista da Bahia

Acadêmica do curso de Fisioterapia pela Faculdade Adventista da Bahia

Sânzia Bezerra Ribeiro, Faculdade Adventista da Bahia

Fisioterapeuta. Professora da Faculdade Adventista da Bahia, FADBA; Mestre em Engenharia da Produção, pós-graduada em Reeducação Postural Sensoperceptiva e em Saúde Pública.

Valber Maciel dos Santos, Faculdade Adventista da Bahia

Acadêmico do curso de Fisioterapia pela Faculdade Adventista da Bahia

Citas

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Publicado

2019-05-02

Cómo citar

Oliveira, L. K. de S., Ribeiro, S. B., & dos Santos, V. M. (2019). DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES ASSISTIDAS POR ATIVIDADES LÚDICAS EM UMA CRECHE ESCOLA. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 7(1), 33. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v7i1.1059