Acolhimento de enfermagem em oncologia: enfrentamento da doença pelos pacientes em Feira de Santana-BA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v3i2.696Keywords:
Acolhimento de enfermagem, Oncologia, Enfrentamento da doença.Abstract
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa que objetivou investigar como tem se dado o acolhimento de enfermagem a pacientes oncológicos e quais os reflexos evidenciados no enfrentamento da doença pelos acometidos em Feira de Santana-BA. Participaram da pesquisa 8 pacientes em tratamento oncológico de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Feira de Santana-BA. Os dados foram coletados no período de outubro de 2014, por meio de um roteiro de entrevista com questões abertas, analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Emergiram quatro categorias: Atendimento de enfermagem; Sentimentos durante o tratamento de enfermagem; Reflexos do atendimento de enfermagem; Qualidade da assistência de enfermagem. Constatou-se que os reflexos do acolhimento de enfermagem tem sido positivos, pois tem auxiliando os pacientes a enfrentarem melhor a condição patológica que se encontram.
Palavras- chave: Acolhimento de enfermagem. Oncologia. Enfrentamento da doença.
References
Mohallem AGC, Rodrigues AB [Orgs]. Enfermagem Oncológica. Barueri, SP: Manole; 2007.
Silva MEDC, Silva DC, Dantas ALB, Araújo DOR, Duarte IS. Assistência de enfermagem ao paciente oncológico no hospital: revisão integrativa, 2012.
Creswell JW. Projeto de pesquisa: método quantitativo, qualitativo e misto. Trad. Lopes M. 3. ed. Porto Alegre: Artemed; 2010.
Godoi, CK, Mello RB, Silva AB. (Org). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva; 2006.
Gerhardt, TE, Silveira DT [Orgs]. Métodos de Pesquisa. 1 ed. Porto Alegre: editora da UFRGS; 2009.
Bardin L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70; 2004.
Bragança ATNM. O acolhimento como promoção da saúde entre pacientes com câncer, Natal RN; 2006.
Capello EMCS, Vendramini MMV, Salotti SRA, Guimarães HCQCP. Enfrentamento do paciente oncológico e do familiar/cuidador frente à terminalidade de vida. J Health Sci Inst. 2012; 30(3):235-40.
Amâncio NAM, Campos LNM. O papel do enfermeiro na assistência ao paciente oncológico. Revista Tecer. vol. 2 nº 3. Belo Horizonte; novembro 2009.
Silva RCV, Cruz EA. Planejamento da assistência de enfermagem ao paciente com câncer: reflexão teórica sobre as dimensões sociais. Esc. Anna Nery vol.15 nº 1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2011.
Frigato S, Hoga LAK. Assistência à mulher com câncer de colo uterino: o papel da enfermagem. Revista Brasileira de Cancerologia, 2003, 49(4): 209-214.
Panobianco MS, Pimentel AV, Almeida AM, Oliveira ISB. Mulheres com diagnóstico avançado do câncer do colo do útero: enfrentando a doença e o tratamento. Revista Brasileira de Cancerologia 2012; 58(3): 517-523.
Rosa, LM, Mercês NNA, Santos VEP, Radünz V. As faces do conforto: visão de enfermeiras e pacientes com câncer, Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2008 jul/set; 16(3):410-4.
Anjos ACY, Magnabosco P, Borges DO, Campos CS. Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente em tratamento quimioterápico antineoplásico: um relato de experiência. Em Extensão Vol.10 nº 1. P.107-112 Uberlândia jan/jun 2011
Alcântara L FFL, Malveira EAP, Bequ GV. Enfermeiras cuidando em oncologia ambulatorial: a consulta de enfermagem e o sentido do cuidar. R Enferm UERJ 2004; 12:259-64.
Buetto LS. Os significados de ser enfermeiro especialista em oncologia. Ribeirão Preto: 2009.