NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLARES: POR QUE OS PROFESSORES DEVEM APRENDER?
DOI:
https://doi.org/10.25194/rebrasf.v11i2.1662Palavras-chave:
Primeiros socorros; Educação em saúde; Professores escolares.Resumo
Objetivo: Qualificar docentes da educação infantil sobre noções básicas em situações de primeiros socorros. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de atividade educativa com os professores de uma escola confessional inserida no complexo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE), localizada em Capoeiruçu, a 120km da capital da Bahia, realizada em setembro, outubro e novembro de 2022. Resultados: A atividade educativa proporcionou orientações a abordagens em primeiros socorros, durante situações de urgência, sendo expressados de modo satisfatório a imprescindibilidade da temática abordada, bem como, uma eficiente absorção do conteúdo pautado. Evidenciando através dos docentes uma resposta completamente visível ao realizar as manobras corretas para cada tipo de intercorrência ali demonstrada, resultando assim, em profissionais com o avanço do conhecimento relativo a cada procedimento e a capacitação de realizá-los em caso de intercorrência em sua atividade laboral. Conclusão: A qualificação de docentes da educação infantil sobre noções básicas de primeiros socorros em escolares foi imprescindível no que tange a prevenção e promoção de ações assertivas em acidentes com discentes, a fim de, manter a conduta adequada ao episódio, bem como, executá-la na sua completude. A partir desta atividade, foi possível contribuir com conhecimento de saúde e prevenção de agravos de forma ativa e efetiva durante a implementação de simulações.
Referências
Brito JG, Oliveira IP de;, Godoy CB de;, França APDSJM. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Revista brasileira de enfermagem. 2018;73(2):e20180288.
Pereira KC, Paulino JR, Saltarelli, Rafaela Magalhães Fernandes; Carvalho, Alessandra Motezano de Paula; Santos, Rhavena Barbosa dos; Silveira, Thaizy Valânia Lopes; Menezes B de S. Artigo De Pesquisa a Construção De Conhecimentos Sobre Prevenção De Acidentes E Primeiros Socorros Por Parte Do Público Leigo the Construction of Knowledge About the Prevention of Accidents and First Aid By the Lay Public La Construcción De Conocimiento S. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro. 2015;5(1):1478–85.
Castro JA, Cordeiro BC, Andrade KGM. O conhecimento e a importância dos primeiros socorros para professores e funcionários em uma instituição de ensino federal do Rio de Janeiro. Debates em Educação. 2019;11(25):254.
Cabral EV, Oliveira M de FA. Primeiros Socorros Na Escola: Conhecimento Dos Professores. Revista Práxis. 2019;10(1).
Brasil. Lei No 13.722, de 4 de outubro de 2018 [Internet]. Governo Federal. 2018. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm