GAUCHET E O MESSIANISMO
Resumo
RESUMO
Este artigo se propõe a analisar a tese de Marcel Gauchet de que Jesus foi um “Messias ao revés.” Gauchet entende que a aliança de Deus com Israel era exclusiva a este povo e os tornava únicos. Por outro lado, o povo de Israel sustentava que este Deus era o Criador Universal, portanto um Deus Universal, e que deveria ter uma dominação universal. Para Gauchet, o messianismo é uma solução encontrada para resolver o problema entre a exclusividade e a universalidade, entre a aliança e a dominação. Neste artigo são analisados os argumentos de Gauchet a respeito da exclusividade da aliança, a partir de outros autores, mas principalmente através do texto sagrado para os judeus, a saber, o Velho Testamento e mais especificamente a Torá. Busca-se ainda o significado do messianismo para os judeus em comparação com “o rei sagrado” dos povos vizinhos. Por fim, é verificado o significado do messianismo de Jesus para os judeus, através da literatura judaica pós-cristianismo.
ABSTRACT
This article proposes to analyze the thesis of Marcel Gauchet that Jesus was a "setback Messiah." Gauchet understands that God's covenant with Israel was exclusive to these people and made them unique. On the other hand, the people of Israel maintained that this God was the Universal Creator, therefore a Universal God, and that should have a universal domination. To Gauchet, the messianism is a solution found to solve the problem between the exclusivity and the universality, between the covenant and the domination. In this article are analyzed the arguments of Gauchet about the exclusivity of the alliance, from other authors, but mainly through the sacred text for the Jews, namely, the Old Testament and more specifically the Torah. Also seeking the meaning of messianism for the Jews compared to the "sacred king" of the neighboring peoples. Finally, it is checked the meaning of the messianism of Jesus to the Jews, through the Jewish literature post-Christianity.