https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/issue/feed Revista Formadores 2025-11-19T10:59:52-03:00 Revista Formadores revista.formadores@adventista.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: small;"><strong><span style="font-size: small; color: #4b3110;"><strong>A Formadores é um periódico on-line do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste - UNIAENE. Trata-se de uma publicação teórico-científica cuja finalidade é a de promover, selecionar e socializar a produção intelectual dirigida à formação e ao desenvolvimento humanos, numa dimensão criacionista e com base nos ideais democráticos.</strong></span><br /></strong></span></p> https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2351 PROGRAMA DE INTERVENCIÓN INTEGRAL EN ADQUISICIÓN DE ESTRATEGIAS DE INNOVACIÓN Y DE MODELOS DE NEGOCIOS EN EMPRENDIMIENTOS FEMENINOS DE SUBSISTENCIA PERTENECIENTES AL PROGRAMA MUJERES JEFAS DE HOGAR 2025-09-15T11:28:34-03:00 Bastian Vargas bvargaslop97@gmail.com Mónica Acosta Zambrano monicaacosta@unach.cl 2025-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2232 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA BASEADAS EM UMA PESQUISA QUALITATIVA EM ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL PARA AS BIBLIOTECAS 2025-10-21T11:22:59-03:00 Simone Tod Dechandt simone.dechandt@ufpr.br <p>O presente trabalho apresenta uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, aprimorada com os conceitos dos fluxos de informação, com o objetivo de elaborar nas bibliotecas de institutos e universidades federais brasileiras, as ações relacionadas a área de Tecnologia Assistiva que estão sendo realizadas, com uma abordagem direcionada às pessoas com deficiências visuais para satisfazer as suas necessidades informacionais. Os fluxos de informação permitem o estabelecimento das etapas de obtenção, tratamento, armazenamento, distribuição, disseminação e uso da informação no contexto organizacional. &nbsp;A participação crescente das pessoas com deficiências visuais nos diversos ambientes e com destaque ao acesso ao ensino superior tem impactado as formas de atendimento, produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias. As bibliotecas universitárias precisam auxiliar esses estudantes de forma a tornar acessível a informação desejada, independente do suporte no qual esteja armazenado. Para as pessoas com deficiências visuais, os recursos de Tecnologia Assistiva tornam-se alternativas para acessarem a informação, que se encontra registrada em livros, periódicos entre outros suportes documentais. O objeto de estudo recai, primordialmente, sobre os recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias federais brasileiras para as pessoas com deficiências visuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, que inclui os sites e os documentos publicados pelas bibliotecas de institutos e universidades federais e as publicações de bases de dados e anais de eventos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que abordam estudos de casos sobre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias e as legislações federais brasileiras inclusivas. Compreende-se a necessidade de conscientização das instituições públicas sobre a acessibilidade, o que inclui as bibliotecas universitárias, para que haja o cumprimento das legislações inclusivas, a implantação de recursos de Tecnologia Assistiva e a sensibilização e empatia das pessoas e de profissionais, como o bibliotecário, para a construção de uma sociedade inclusiva.</p> 2025-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2367 O PAPEL DO BUSINESS INTELLIGENCE (BI) NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: ESTUDO DE CASO NA COMPANHIA DE SANEAMENTO DE ALAGOAS - CASAL UTILIZANDO A PLATAFORMA POWER BI. 2025-10-21T15:48:39-03:00 Juliana Paula Silva ivo.junior@adventista.edu.br Pablo Viana Silva ivo.junior@adventista.edu.br Rodrigo Cesar Reis Oliveira ivo.junior@adventista.edu.br Ivo Pedro Gonzalez Junior ivojunior@gmail.com <p>Este estudo apresenta a implementação de um sistema de <em>Business Intelligence</em> na Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), com foco na análise dos dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA) por meio do <em>Power BI</em>. O objetivo é explorar como essa ferramenta pode impactar o processo de tomada de decisão, automatizar processos, melhorar a qualidade das informações e fornecer <em>insights </em>estratégicos para a gestão. O processo de implementação incluiu a configuração seguindo o fluxo ETL (Extração, Transformação e Carga), que permitiu extrair os dados, integrá-los e organizá-los em um formato adequado para visualização e análise. A pesquisa se fundamenta em um estudo de caso que incluiu entrevistas e análises de dados internos, destacando as percepções dos gestores sobre a eficácia dos relatórios dinâmicos e interativos. Os resultados indicam que o <em>Power BI</em> facilita a integração de dados em tempo real e a visualização de indicadores-chave de desempenho (KPIs), permitindo uma análise mais ágil e intuitiva.</p> 2025-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2186 ETARISMO NO BRASIL E SEUS IMPACTOS PARA O PROFISSIONAL 50+. 2024-12-28T16:12:53-03:00 Leandro Santos Correia leandroscorreia05@hotmail.com Egnaldo Barbosa Pellegrino revista.formadores@adventista.edu.br <p><strong>Resumo</strong><span style="font-weight: 400;">: O presente artigo trata sobre etarismo no Brasil e seus impactos para o profissional 50+, onde se evidencia que no mercado nacional, 38% dos CEOs de Startups são pessoas cuja faixa de idade está acima dos 45 anos, demonstrando assim que produtividade e experiência podem seguir lado a lado, onde o objetivo da pesquisa se contextualiza com a questão do trabalho e envelhecimento populacional, os mais diversos impactos causados pela sua prática e as possíveis medidas antietaristas a serem adotadas, visando minimizar cada vez mais sua incidência. Constituído a partir de revisões bibliográficas, este artigo tem&nbsp; uma abordagem qualitativa, onde se conclui que </span><span style="font-weight: 400;">se faz necessário ter como estratégia de combate ao etarismo profissional, entender e admitir que envelhecer é parte de um processo de vida que é natural, e portanto, esse processo fisiológico de maneira alguma deve servir de fator excludente. Além disso, soluções políticas, econômicas, culturais e sociais serão de vital importância para que o público referido não passe por um processo de descontinuidade, e sim tenham direitos garantidos para continuarem contribuindo de maneira útil e assertiva com a sociedade.</span></p> <p><strong>Palavras - Chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Etarismo. Mercado de trabalho. Profissional 50+. Preconceito à idade.</span></p> 2025-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2350 GOVERNANÇA CORPORATIVA: TEORIA NEOINSTITUCIONAL E PRESSÕES ISOMÓRFICAS: PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVADE UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL À LUZ DAS RECOMENDAÇÕES DO IBGC. 2025-09-17T18:20:38-03:00 Josiane Correia da SILVA Jozyane01@gmail.com William Gomes Linhares william17bahia@gmail.com Enoque Barbosa dos Santos enoqb.eb@gmail.com <p>Este estudo examinou as práticas de governança corporativa no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE) em seus documentos oficiais, destacando a influência das pressões institucionais na adoção e adaptação dessas práticas em uma instituição confessional. O estudo utilizou o arcabouço teórico da Teoria Neoinstitucional, buscou compreender como as pressões coercitivas, miméticas e normativas têm influenciado as práticas de governança do UNIAENE. O estudo utilizou como referência o código de melhores práticas de governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A análise utilizou uma abordagem qualitativa, explorando documentos institucionais para identificar o impacto dessas práticas e da legitimidade no relacionamento com a comunidade. Os resultados apontam para uma governança que sofre pressões isomórficas e busca sistematicamente manter-se alinhada a um código institucional próprio, baseado em um conjunto de crenças e valores que refletem a cosmovisão da instituição.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Governança corporativa; Teoria Neoinstitucional; Isomorfismo; IBGC.</p> 2025-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2353 DIVERSIDADE CULTURAL NAS ORGANIZAÇÕES: UM BREVE ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE ENSINO DO NORDESTE 2025-09-30T14:02:55-03:00 Victória Barbosa Moreira Nunes Nunes barbosavictoria053@gmail.com Lisa Victória Moreira Barreto Santos victoriiabarreto03@gmail.com <p>Diversidade cultural nas organizações é um tema de crescente importância no cenário contemporâneo, especialmente em instituições educacionais que congregam indivíduos de múltiplas origens culturais. Este estudo visa analisar como a gestão da diversidade cultural é conduzida no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste, com foco nas relações interpessoais na universidade. A pesquisa busca responder à pergunta central: de que forma se dá a gestão da diversidade no Centro Universitário Adventista do Nordeste? A abordagem adotada considera a prática de inclusão e a gestão dos possíveis conflitos que emergem em um ambiente multicultural, propondo-se a descrever as estratégias e políticas implementadas para promover um ambiente harmonioso e produtivo entre estudantes e corpo docente. Este aprofundamento é essencial para compreender as dinâmicas e desafios intrínsecos à coexistência multicultural, oferecendo subsídios valiosos para a elaboração de políticas organizacionais mais eficazes.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-Chave</strong>: Produtividade. Inclusão. Relações Interpessoais. Organizações.</p> 2025-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2356 ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E INFLUÊNCIA NA GESTÃO FINANCEIRA DAS FARMÁCIAS DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA. 2025-10-21T18:22:23-03:00 Josefer Andrade Francisco joserfeandrade@gmail.com Josenaldo Fiuza dos Santos de Oliveira Júnior naldosantt@gmail.com Jucinara Reis Nunes dos Anjos jucinara.reis@gmail.com <p>A contabilidade tributária está diretamente vinculada ao cumprimento das obrigações fiscais, assegurando que os tributos sejam devidamente apurados e declarados em conformidade com a legislação vigente no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência das estratégias de planejamento tributário na gestão financeira das farmácias situadas em Governador Mangabeira, Bahia. A pesquisa adotou uma metodologia descritiva com uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com contadores atuantes nas farmácias locais como principal método de coleta de dados. Os resultados evidenciam que o uso de incentivos fiscais, como a tributação monofásica do PIS e da COFINS (Lei nº 10.147/2000), aliado à adoção de práticas tributárias eficientes e ao emprego de ferramentas tecnológicas, como planilhas automatizadas em Excel, o software Recupera Simples e plataformas de auditoria como a IOB Online, contribui significativamente para a maximização dos lucros e para a melhoria da gestão financeira. Os contadores entrevistados destacam que tais estratégias impactam positivamente as demonstrações contábeis e a eficiência operacional das farmácias. Por fim, conclui-se, que o planejamento tributário constitui um elemento estratégico fundamental, promovendo segurança jurídica, vantagem competitiva e maior eficiência na gestão financeira das empresas do setor farmacêutico.</p> 2025-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2369 A A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA GRADE CURRICULAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA SITUADA NO RECÔNCAVO DA BAHIA. 2025-10-21T21:26:25-03:00 Fabio Danemann fabio8184@gmail.com Iury Pereira Rangel iurypr1999@gmail.com Lucas Silva Oliveira Cavalcante Cavalcante lo7732208@gmail.com Fabio Pereira Batista fabio.batista@adventista.edu.br <p>O presente trabalho analisa a importância da disciplina de educação financeira na realidade curricular dos estudantes do ensino médio, com foco em uma escola situada no Recôncavo da Bahia. Em um contexto de globalização e crescente facilitação de consumo, observou-se um aumento do endividamento entre os jovens, evidenciando a necessidade urgente de um maior conhecimento sobre gestão financeira. Uma pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa foi realizada com alunos do Colégio Adventista da Bahia, envolvendo cerca de cem (100) participantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, abordando as percepções dos alunos sobre suas práticas financeiras e a relevância da educação financeira em suas vidas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação financeira; importância da educação financeira; ensino médio; Recôncavo Baiano.</p> 2025-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Formadores