https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/issue/feed Revista Formadores 2024-10-08T13:06:43-03:00 Revista Formadores revista.formadores@adventista.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: small;"><strong><span style="font-size: small; color: #4b3110;"><strong>A Formadores é um periódico on-line do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste - UNIAENE. Trata-se de uma publicação teórico-científica cuja finalidade é a de promover, selecionar e socializar a produção intelectual dirigida à formação e ao desenvolvimento humanos, numa dimensão criacionista e com base nos ideais democráticos.</strong></span><br /></strong></span></p> https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2136 ECOLOGIA, TECNOLOGIAS, APOIO SOCIAL E ESPIRITUALIDADE 2024-08-09T09:10:47-03:00 Hebert Davi Liessi hebert.liessi@adventista.edu.br Lucicleide Maria Silva Liessi prof.lucicleide@gmail.com <p>O artigo intitulado "Ecologia, Tecnologias, Apoio Social e Espiritualidade: O Ensino Religioso e Sua Contribuição à Cultura" explora a interconexão entre ecologia, apoio social e espiritualidade no contexto do Ensino Religioso e das tecnologias. O estudo parte da premissa de que o Ensino Religioso pode ser um instrumento valioso para promover a conscientização ecológica e o apoio social, incentivo e relevância tecnológica no ambiente de ensino, além de fortalecer a espiritualidade dos alunos e professores. O problema central investigado é como o Ensino Religioso pode contribuir para a formação de uma cultura que valorize a sustentabilidade ambiental e o suporte comunitário social e espiritual, fazendo uso das tecnologias para tornar-se atrativo e relevante aos alunos. Os objetivos deste estudo são: analisar como o Ensino Religioso aborda questões ecológicas e de apoio social, investigar a eficácia dessas abordagens na formação ética e espiritual dos alunos e discutir sobre o impacto dessas práticas na promoção de uma cultura sustentável e solidária através de processos de ensino com tecnologias. A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica. As conclusões indicam que o Ensino Religioso, quando integrado de forma inclusiva e contextualizada, fazendo uso das diversas tecnologias disponíveis, pode desempenhar um papel significativo na educação para a sustentabilidade e no fortalecimento das redes de apoio social, contribuindo assim para a construção de uma cultura mais consciente e solidária. Este estudo oferece sugestões valiosas para a formulação de políticas educacionais que integrem o Ensino Religioso com uma abordagem ecológica e de apoio social.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2123 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA NEUROPSICOPEDAGÓGICA FRENTE ÀS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DE CRIANÇAS NEGRAS COM DEFICIÊNCIA 2024-06-23T16:19:42-03:00 Jéferson Felipe Gagliato educ.profgagliato@gmail.com Edson Santos Barbosa edsonbarbosa.educ@gmail.com <p>O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia Escolar pela Faculdade Adventista da Bahia. A pesquisa que tem por objetivo compreender o processo de formação de professores da educação básica frente ao processo neuropsicopedagógico e as relações étnico-raciais de crianças negras com deficiência. Neste intuito, nossa principal intenção é conhecer e dialogar sobre as contribuições da Neuropsicopedagogia para o processo de formação inicial e continuada de professores que atuam como alunos duplamente estereotipados estigmatizados pelas questões sociais frente a deficiência, que por vezes impossibilita o seu desenvolvimento social e cognitivo. A metodologia que tornou possível a produção textual como resultado este trabalho caracteriza-se pela realização de revisão bibliográfica que emerge de uma pesquisa de natureza qualitativa. Portanto, o resultado desta pesquisa, colabora para o entendimento de que os professores da educação básica, ao se depararem com alunos negros e com necessidades educacionais especiais e/ou deficiências necessitam revisitar o habitar à docência munindo-se das colaborações das neurociências, em especial a Neuropsicopedagogia, mas se desvencilhando de quaisquer formas de discriminação. Além de perceber os indivíduos negros em sua totalidade e refletindo a importância de sua posição de agente modificador das realidades destes alunos que convivem com as interseccionalidades das deficiências e as questões étnico-raciais.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2124 A LUDICIDADE COMO PRÁTICA DOCENTE NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) 2024-06-24T16:02:59-03:00 Jéferson Felipe Gagliato educ.profgagliato@gmail.com Cassimelia da Silva Santos e Santos cassimeliasantos@hotmail.com Neide de Santana Moreira Pinheiro neideibm07@hotmail.com <p>Este artigo, é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso de especialização em Neuropsicopedagogia Escolar, aborda a ludicidade como uma prática docente fundamental para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este tema é de suma importância, considerando o aumento constante de diagnósticos de TEA no Brasil e no mundo. O transtorno afeta profundamente o neurodesenvolvimento, causando dificuldades significativas na linguagem, comunicação e interação social, o que pode comprometer o desempenho acadêmico e pessoal dessas crianças. Para tanto, o objetivo desta pesquisa visa descrever como a ludicidade pode auxiliar na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, a pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, como propósito para alcançar os objetivos, o percurso metodológico é revisão bibliográfica. A partir dessas investigações, compreendemos que o brinquedo, a brincadeira e o jogo, quando utilizados de maneira intencional, contribuem positivamente para o desenvolvimento infantil. Concluímos, portanto, que a ludicidade deve ser reconhecida como uma prática docente eficaz para a inclusão e aprendizagem de todas as crianças com Transtorno do Espectro Autista. Ao adotar estratégias lúdicas de ensino, os educadores podem proporcionar um ambiente mais propício ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças autistas, contribuindo para um desempenho mais satisfatório em sua vida acadêmica e pessoal.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Transtorno do Espectro Autista.&nbsp; Ludicidade. Prática docente. Inclusão. Neuropsicopedagogia escolar.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2135 RECIFES DOS SABERES: A FORMAÇÃO DOCENTE COMO MOSAICO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 2024-08-06T18:01:51-03:00 Itielly Rios Lima itielly@hotmail.com Jéferson Felipe Gagliato educ.profgagliato@gmail.com <p>Este estudo mergulha na formação de docentes da educação básica frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência. O objetivo proposto, foi compreender como os docentes enfrentam e se adaptam aos desafios da inclusão, com ênfase na formação e prática docente por meio de narrativas, com o intuito de aprimorar a inclusão no ambiente educacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, ancora-se na abordagem narrativa (auto)biográfica. Como método de coleta de informações, utilizou-se entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e analisadas à luz do paradigma compreensivo-interpretativo de Ricouer (2012) e Souza (2014).&nbsp; As informações contidas ao longo das narrativas destacaram a importância de uma formação docente com a grade curricular mais completa e contínua para lidar com as necessidades específicas dos alunos. Por fim, os resultados mostraram que a prática da inclusão exige um olhar atento e adaptativo, e que as identidades docentes são constituídas pelas experiências ao longo da sua jornada formativa. As experiências narrativas evidenciam preciosas vivências sobre como aprimorar a prática educacional e promover uma inclusão verdadeira e significativa.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2134 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO PARA O DISCIPULADO DO ADOLECENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA 2024-08-02T10:10:20-03:00 Hebert Davi Liessi hebert.liessi@adventista.edu.br Rodrigo Tergilene de Souza rodrigo.tergilene@adventistas.org.br <p>Este trabalho tem o intuito de estudar a importância do Ensino Religioso para o discipulado do adolescente no contexto da educação adventista. Por meio da revisão bibliográfica, foi utilizada uma abordagem de pesquisa qualitativa do material para que os objetivos propostos fossem atingidos. Observou-se que a educação adventista tem como propósito restaurar a imagem de Deus em seus filhos, sendo isso possível por meio do discipulado. Para tal cumprimento, existe grande necessidade de educadores alinhados com os princípios e valores da instituição, que estejam dispostos a embarcar no desafio de ensinar aos adolescentes o que é religião, tanto de maneira teórica quanto, sobretudo, de maneira prática. O educador terá maior êxito em discipular ao sê-lo um discípulo, bem como ao compreender o perfil e as necessidades dos seus alunos – buscando atender suas características físicas, mentais, sociais e espirituais – e ao utilizar métodos e estratégias que possibilitem alcançar a mente e o coração daqueles adolescentes que o ouvem.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2132 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2024-07-30T19:52:09-03:00 Adriene Portela Prado Corrêa adriene.correa@adventista.edu.br Adriele Ribeiro Santos adrielleribeiro459@gmail.com Kézia Barbosa Souza Keziabarbosa57@gmail.com <p><strong>Resumo</strong>: As demandas da atualidade deixam cada vez mais as crianças pequenas sem a assistência constante de suas mães, como consequência, as crianças vão para creches e escolas cada vez mais cedo. Consequentemente, algumas crianças entram na escola sem uma boa estrutura de autoconceito, autoestima e com demandas emocionais que afetarão suas vidas, suas interações sociais e seus processos educacionais. Contudo, a Inteligência Emocional na Educação Infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento integral das crianças, pois é na Educação Infantil que as bases para o aprendizado e o bem-estar são estabelecidas, bem como a compreensão do eu e o cultivo das emoções são fundamentais nesse período da vida. O objetivo deste artigo é examinar o papel da educação emocional no desenvolvimento acadêmico das crianças na educação infantil, investigando como o ensino de habilidades socioemocionais podem influenciar e favorecer o desempenho escolar, o engajamento na aprendizagem, melhorar as interações sociais e relacionamento com os pares, e promover bem-estar psicológico e emocional, bem como perceber quais estratégias para desenvolver inteligência emocional são eficazes no ambiente escolar. Associado a este objetivo, buscou-se especificamente responder aos seguintes questionamentos: Quais são os impactos positivos da promoção da inteligência emocional desde os primeiros anos de vida? Como a educação emocional pode contribuir para o desenvolvimento social e acadêmico das crianças na Educação Infantil? e Quais são as estratégias para desenvolver Inteligência Emocional, para favorecer as habilidades socioemocionais e o bom desempenho acadêmico? Para responder tais questionamentos, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza básica e descritiva, e com procedimento bibliográfico. O estudo se embasa em teóricos e pesquisadores que possuem a leitura e os saberes na prática da inteligência emocional da criança no âmbito escolar como foco, sendo eles: Vygotsky (1930); Malaguzzi (1960); Goleman (1995); Antunes (2012); BNCC (2017); Bruner (1960).</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2130 LITERATURA EM SALA DE AULA 2024-07-30T11:02:28-03:00 Adriene Portela Prado Corrêa adriene.correa@adventista.edu.br Ana Paula Silva Santos ss.anapaula1516@gmail.com Brenda Oliveira Machado brendaoliverr276@gmail.com Elailson Faustino Braz elailsonbraz01@gmail.com Kauã Araujo Mascarenhas Kauã.mascarenhas3@gmail.com <p>Este artigo buscar entender e explorar o impacto e o papel da literatura infantil no contexto educacional no Ensino Fundamental, além de ressaltar a importância dela na formação integral das crianças. Aborda impactos da literatura no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças no Ensino Fundamental. Também analisa e compara diferentes estratégias utilizadas na contação de histórias para crianças no Ensino Fundamental, tal como o processo de socialização e desenvolvimento emocional das crianças, causado pela promoção da literatura infantil em sala de aula. Foi realizado um estudo de caso qualitativo juntamente com uma revisão bibliográfica para investigar os impactos do ensino de literatura infantil e contação de histórias em sala de aula para o desenvolvimento literário, cognitivo, social e emocional das crianças, especificamente no quarto e quinto anos do Ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Capoeiruçu/Cachoeira-BA. Os resultados da pesquisa comprovaram como a literatura infantil em sala de aula exerce um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, potencializando suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais, e enriquecendo o ambiente educacional de forma significativa.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2149 GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS E DESAFIOS 2024-09-10T16:44:39-03:00 Adna Evangelista Couto Santos adna.santos@adventista.edu.br Jéssica de Souza Costa jeusouza232@gmail.com Mileide Pereira Nascimento Santos mileidepereira383@gmail.com Thaís dos Santos Jesus thaísdossantosdejesus123@gmail.com <p>O presente trabalho argumenta sobre a aplicação dos jogos educacionais na educação infantil, mas especificadamente sobre o método denominado gamificação, como uma estratégia eficaz que aumenta a produtividade, promovendo comportamentos saudáveis em ambiente de trabalho, saúde e educação. Mas o que é gamificação? Qual a sua importância na educação infantil? Como essa abordagem pode ser usada adequadamente e quais as responsabilidades do docente ao usá-la? Diante de tais questionamentos, é possível perceber a carência da compreensão sobre o tema, pois a gamificação é incessantemente entendida apenas como um jogo. Assim, utilizando como metodologia, a pesquisa qualitativa e bibliográfica, de caráter explicativo, através de levantamento bibliográfico de fontes primárias e secundárias, buscou-se como objetivo principal responder questões que esclareçam essa temática na educação infantil e como a proposta dos jogos vem trazendo interações divertidas que aumentam o envolvimento e desenvolvimento dos alunos no processo educacional. Por fim, observou-se assim os seus impactos positivos, vantagens e como o uso da tecnologia pode aprimorar o ensino através da gamificação.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2147 PROFESSOR CINCINATO FRANCA 2024-08-21T00:25:04-03:00 Jacó Santos Souza jacocachoeira@gmail.com <p>O professor Cincinato Ricardo Pereira da Franca teve uma vida dedicada à docência na cidade de Cachoeira, nas últimas décadas do século XIX. Além de lecionar, Cincinato Franca militou na causa abolicionista, participando dos debates calorosamente travados sobre o fim da escravidão e seus desdobramentos, na década de 1880. É possível encontrá-lo em vários registros da época, participando de sociedades emancipacionistas e gazetas favoráveis à abolição da escravidão. Como educador, Cincinato Franca defendia um projeto de abolição que se relacionava à instrução pública da população negra, sobretudo das pessoas egressas da escravidão. Em seu programa abolicionista, o professor abria as portas de suas salas de aula para ensinar cativos a ler e escrever. Com o fim da escravidão, ele criou escola noturna para alfabetização de libertos, reunindo quase sessenta alunos que exerciam diferentes profissões como ganhador, pedreiro e carapina.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2121 O IMPACTO DA CONCORRÊNCIA DE MERCADO NA QUALIDADE DO SERVIÇO EDUCACIONAL 2024-06-14T11:32:59-03:00 Luiz Carlos Penteado junior lulapenteado@hotmail.com <p>Este artigo objetiva demonstrar a frágil relação entre as avaliações interna e externa da qualidade do serviço escolar e a imbricada relação entre pressão exercida pelo mercado e a qualidade do serviço educacional, tomados como base os processos de aferição dos serviços educacionais oferecidos por quatro unidades da Rede Educacional Adventista situadas na região do Recôncavo Baiano. Nesta análise denominamos de avaliação interna da qualidade aquela realizada pela própria instituição ou por sua mantenedora, utilizando indicadores padronizados e validados pela própria organização, eleitos como adequados à checagem e mensuração da qualidade em face dos objetivos corporativos; ao passo que, consideramos como avaliação externa, aquela que expressa a percepção do cliente ou tomador do serviço, com dados levantados a partir de pesquisa de opinião através de instrumento já validado na literatura e amplamente utilizado neste tipo de verificação. Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço rico e complexo de aprendizagem e convivência, onde a atuação do diretor pode ser decisiva para o sucesso ou fracasso dos objetivos escolares, checou-se ainda, de forma secundária, o impacto que a avaliação do desempenho do gestor escolar exerce sobre a percepção do cliente a propósito da qualidade final do serviço prestado pela escola.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2152 REVISÃO INTEGRATIVA: EXPERIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO - UMA ANÁLISE DA LEALDADE DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2024-09-30T17:22:07-03:00 Edimar Sena Oliveira Júnior edimarsenaojr@gmail.com Rebeca Pizza Pancote Darius rebeca.darius@unasp.edu.br <p>Com o crescimento do número de matrículas em instituições de ensino privado na educação básica nos últimos anos, estudar sobre os aspectos que contribuem para a lealdade do estudante, tornou-se necessário para uma maior compreensão sobre os fatores que influenciam na sua captação e fidelização. A maneira como os estudantes interagem com a instituição, afeta sua satisfação e permanência. Nessa perspectiva, a lealdade é construída a partir da sua experiência com a instituição. A abordagem da Lógica Dominante do Serviço enfatiza que a criação de valor é resultado da interação entre estudante e a instituição de ensino. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa acessar estudos sobre experiência na educação e lealdade do estudante. Para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Lealdade and educação, marketing de relacionamento, lógica dominante do serviço (idioma em português para a base de dados periódicos capes e loyalty and education, education relationship marketing, service dominant logic para base de dados ERIC e Scielo), no período de 2007 a 2023, nos idiomas: inglês e português. A partir da coleta de dados, foram encontrados 378 artigos, sendo 9 utilizados para estudo desse tema. Entretanto foi observado que há poucos estudos sobre lealdade do estudante na educação básica, principalmente no Brasil.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Formadores