CORRELAÇÃO ENTRE A DEPENDÊNCIA FUNCIONAL E A PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM DPOC

Autores

  • Larissa de Assis Timpone
  • Leonardo Squinello Nogueira Veneziano
  • Lara Cândida de Sousa Machado
  • Maria Carolina Marciano Campos
  • Marcelo Gomes Judice
  • Renato Canevari Dutra da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1307

Resumo

Introdução: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença prevalente e tratável caracterizada pela obstrução de fluxo aéreo de forma irreversível associada à presença de bronquite crônica e enfisema pulmonar. Os principais sintomas desenvolvidos são dispneia e fadiga, os quais comprometem a dependência funcional e essas alterações associadas ao envelhecimento predispõem à depressão e à ansiedade.

Objetivo: O objetivo desse trabalho é verificar a correlação entre a dependência funcional e a prevalência de sintomas depressivos em idosos com DPOC por meio da Medida de Independência Funcional (MIF) e da Escala de Depressão Geriátrica (GDS) e identificar a prevalência de sintomas depressivos e de dependência funcional, de forma isolada, em idosos com DPOC levando em conta o sexo.

Método: De acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 43 indivíduos na Associação Beneficente André Luiz (ABAL) em Rio Verde, Goiás.

Resultados: Após a aplicação prática da pesquisa em 2015, os principais resultados obtidos foram: Na MIF, 80,95% da amostra obtinha algum grau de dependência funcional enquanto 19,05% era independente; Na GDS, 23,8% não apresentavam depressão enquanto 76,1% apresentavam graus de depressão. Nas duas escalas, houve diferenças nos escores e percentuais entre os sexos. Ao relacionar os dados da MIF e da GDS pela Correlação de Pearson, o resultado obtido apresentava correlação estatisticamente significativa.

Conclusões: Foi possível concluir que não há, neste estudo, uma correlação direta entre a dependência funcional e a prevalência de sintomas depressivos, embora a presença desses dois fatores, isoladamente, nos indivíduos analisados, deva ser levada em consideração já que representam piores prognósticos para a doença.

Biografia do Autor

Larissa de Assis Timpone

Acadêmica de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV

Leonardo Squinello Nogueira Veneziano

Fisioterapeuta do Hospital Municipal Um de Rio Verde-GO

Lara Cândida de Sousa Machado

Professora Adjunta da Universidade de Rio Verde

Maria Carolina Marciano Campos

Professora Assitente da Universidade de Rio Verde

Marcelo Gomes Judice

Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde

Renato Canevari Dutra da Silva

Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

de Assis Timpone , L., Squinello Nogueira Veneziano , L., Cândida de Sousa Machado, L., Carolina Marciano Campos, . M., Gomes Judice, M. ., & Canevari Dutra da Silva, R. . (2020). CORRELAÇÃO ENTRE A DEPENDÊNCIA FUNCIONAL E A PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COM DPOC . Revista Brasileira De Saúde Funcional, 8(2), 40–50. https://doi.org/10.25194/rebrasf.v8i2.1307